E... vai ter copa sim! Será?

Se existe um assunto que ninguém mais suporta ouvir é a inviabilidade da copa do mundo no Brasil. Como se já não bastasse toda a polêmica relacionada a segurança, e a infraestrutura brasileira (polêmicas as quais já ultrapassaram as barreiras nacionais) os protestos também rodaram o mundo, e levantaram a questão a nível internacional. Está certo fazer a copa em um país com tantos problemas?

Copa do mundo 2014 - Será que vai dar certo?

Um Brasil sem copa


A copa do mundo removeu tudo o que tínhamos a favor da patrocínios deste tipo de evento e da própria FIFA, cada um com sua revolta, erguemos todos o braço contra o mundo e o governo para pedir a permissão de gritar "NÃO VAI TER COPA", mas qual a diferença do Brasil atual e o nosso Brasil idealizado onde essa copa nunca sequer foi considerada? Acho que chegaremos ao mesmo ponto... nenhuma! Isto, pois sabemos que uma enorme parte do dinheiro pode ser facilmente roubada de nosso governo, que por si, o rouba de nós mesmos.

O sistema de organização do governo brasileiro, possui diversas falhas, e de tempos em tempos somos noticiados de enormes escândalos que giram o mundo carregando o nome e a má fama do Brasil e do seu povo. Uma educação que valorizasse o sistema governamental do próprio país ajudaria na queda destas quadrilhas de corruptos. Mas com certeza, esta copa veio como um boneco de Judas pra ser malhado, que desvia mais os nossos olhares para o fantasma da corrupção, e este feito não é suficiente para entendermos todos os efeitos que serão causados por esta copa, já que a própria instalação da mesma resultará na expulsão de famílias inteiras de suas casas mal construídas por falta de escolha.


Os custos de uma copa do mundo


O que uma copa do mundo é capaz de fazer é algo simplesmente chocante, os números gigantescos atiçam o sonho de qualquer um de possuir uma rechonchuda conta bancária similar aos números citados.

As adaptações para o recebimento do evento iniciaram-se com previsões de números já superiores a boa parte das copas antecessoras. Segundo o governo a previsão inicial para a copa do mundo era de 2 bilhões, apesar disto, ao longo do espaço de tempo que guiava ao evento, um aumento de 263% elevou o valor para 8,005 bilhões de reais, apesar de que referências e cálculos particulares e mais abrangentes tenham mostrado gastos que chegaram a 25,5 bilhões de reais, ou mesmo 30 bilhões de reais

 Apesar de tudo o aumento não foi suficiente para que todas as obras ficassem perfeitamente prontas até o final, os estádios, se espremeram até encaixarem no curto espaço de tempo, mas isto não se aplica as demais obras (por exemplo as de mobilidade urbana) que já servem de armamento para a oposição política.

Como se não bastassem os problemas anteriores, um quase consenso tomou todos, "a imagem que o Brasil irá passar não vai ser das melhores ". Segundo uma pesquisa apontada pela Veja (sim, a Veja) 9 em cada 10 brasileiros acham que a imagem que o Brasil irá passar será negativa. Dentre outros motivos, temos os protestos, que serão combatidos com violência, ou tomarão toda a copa, dois resultados altamente chamativos e destruidores.

Estádios atrasados copa 2014 Brasil


Os desastres dos estádios


Os estádios tomam a maior parte dos gastos relativos a copa do mundo, e polêmicas específicas entre eles não faltam. Uma relação entre todos os estádios foi criada pelo Uol copa, o "Raio X dos estádios" revelou, por exemplo aumentos absurdos como os do estádio "Mané Garrincha" que teve um aumento de 753,3 milhões, para 1,566 bilhão.. A relação de todos os estádios você encontra clicando aqui.

Os protestos e a copa


Todos estamos cansados de revoluções em redes sociais similares ao "#somostodosmacacos" que acontecem contra a copa. Hoje mesmo, andando pela rua da minha pacata cidade e me deparo com o ginásio de esportes pichado com letras ridiculamente irregulares que seguiam a moda do protesto contra a copa, a cidade não será sede da copa do mundo, e nenhum político possui ligação com o evento. Por que pichar? Uma loucura incessante e destrutiva que corrói os ideais de qualquer movimento social se inicia com estes atos imbecis e impensados.


Um "novo" e infundado tema: Oposição política


Achar que trocar de governante é algo tão válido é como achar que mudar a espécie de carrapato vai também mudar o seu tipo de sangue. Precisamos de cidadãos que saibam votar adequadamente, e isto não quer dizer oposição pura, Dilma foi escolhida de forma democrática, e como já explicamos em outros posts precisamos escolher melhores políticos, e não melhores animações de TV.

Gritar "Fora Dilma" e "Fora PT" como se estes fossem os responsáveis únicos é puro e simples medo de olhar para si mesmo. O que você fez pelo Brasil? Gastou seu precioso e único voto neles? Cada morto em fila de hospital, cada assassinato, tudo isto pesa sobre a própria população. Precisamos remover os corruptos, e isto não inclui necessariamente "o PT", talvez inclua sim a presidente, já que seu governo foi uma decepção escandalosa, mas isto, resolvemos na urna, ou através de um método similar ao que depôs Collor, mas sabemos muito bem que este não é o caso.

Defender um candidato à parte contra todos os demais é tolice, vamos analisar tudo detalhe por detalhe, para que finalmente o Brasil seja uma pátria com a liberdade de expressão desejada, e tudo o que sonharmos e que venha a ser bom.


A oposição e os protestos contra a copa

Vai ter copa sim!


Se dentre estes 30 milhões gastos na copa do mundo algo deveria ser roubado, já foi. A desculpa inicial de valorização do turismo no Brasil deve valer agora, este é o momento em que nós lucramos. Se os movimentos sociais não impediram em seis anos  o evento, o que fará com que eles parem quando faltam poucos dias? É pura ingenuidade acreditar nisso, e se nos revoltamos e destruímos mais, então poderemos sim nos considerar macacos, dos mais ínfimos e mal educados. Se precisamos nos manifestar, que façamos isto organizadamente, conscientizando os turistas da realidade do nosso povo, e mostrando que mais que destruidores de patrimônios aleatórios, podemos ser capazes de mudar o nosso país e de não abrir mão do sonho de uma bela pátria sem sermos agressivos ou irracionais. Nesta copa, conscientize, organize-se com seus amigos, façam folhetos em vários idiomas e mostrem a realidade do nosso povo em contrapartida ao governo, gritem, ou cantem, mas indicando a direção que queremos seguir e não ofensas, só assim, poderemos nos orgulhar de sermos brasileiros, sem que isto soe como patriotismo tísico e infundado.

Não, não sou "a favor" da copa do mundo.

Pelo contrário, o Brasil com certeza não está pronto para um evento desta magnitude, ao procurar um vídeo que pudesse tomar como exemplo os principais problemas da copa do mundo, encontrei duas obras geniais, a primeira, você encontra abaixo, é um documentário curto e incompleto que retrata os problemas gerados tanto pelas Olimpíadas, quanto pela Copa do mundo, a segunda será base para um próximo post. Aguarde.





0 comentários: