O feminismo e a organização social atual- Por: Bruna Della

Protestos feministas contra abusos
Feminismo é um movimento social que defende os direitos iguais entre os gêneros, além de uma igualdade no modo de vida e liberdade de padrões em cima das normas de gênero. 

* O post abaixo foi escrito por Brunna Della, escritora e administradora do novo parceiro Cappuccino & bobagens.




Feminismo antes

Voto era proibido, todas as atividades domésticas eram DEVER da mulher e a mesma não podia trabalhar. Não tínhamos o direito de ir e vir, só se fossemos a Igreja, não podíamos ir a escola e abaixavam a cabeça quando o homem falava.

We can do it! Feminismo Capuccino e bobagens

O Feminismo no Brasil chegou no século XIX, quando uma parte das mulheres pode participar e ter aulas, podendo entrar em contato com o conhecimento. Muitas mulheres se jogaram no mundo industrial e começaram a assumir papéis nas industrias. 

Em 1934, o governo Getúlio Vargas reconheceu o voto feminino. 1917, o serviço público passa a admitir mulheres no quadro de funcionários
Além dessas datas, muitas outras coisas aconteceram e apenas pesquisando para saber. O feminismo teve grande importância para que nós mulheres pudêssemos ser quem somos hoje, e isso é uma verdade incontestável. 



Feminismo hoje 

Símbolo feminismo
Depois de tantas conquistas e lutas, podemos perceber que este é um tema que está voltando para o nosso dia-a-dia e ganhando novamente força. Mulheres continuam lutando não apenas pelos direitos iguais mas pelos padrões impostos pela sociedade. Não digo padrões de beleza (tema para milhares de outros artigos), mas padrões na forma de agir, de nos vestir, de nos tratar, aborto, muitas mulheres ainda são espancadas e estupradas, muitas mulheres ainda sofrem grande preconceito não apenas dos machistas de plantão mas de pessoas que ainda tem a essência de séculos atrás. Um blog interessante de se ler, que eu indico é o "Feminismo pra quê?" aborda todos os tipos de problemas enfrentados pelas mulheres hoje e explica muuuuuita coisa que muitos provavelmente irão fazer. 






Feminismo x Machismo 

Frase Rachel Queiroz

 A diferença é simples. Feminismo luta pelos direitos iguais e o Machismo prega que o homem é superior a mulher. Claro que existem as feministas radicalistas, e aquelas que gostam das ideias feministas mas também concordam com alguns pontos contrários. O mesmo ocorre com pessoas machistas. 
 Para mim (não é a ideia de toda feminista e sim a minha ideia), tudo que é ao extremo está errado. Devemos aceitar a opinião do outro mas também mostrar a nossa, isso se chama liberdade de expressão. Discordo também quando algo chega a se tornar violência, como disse... tudo o que é extremo acaba se tornando errado. Torço para que no final todos possamos ser iguais e termos os mesmos direitos e podermos viver da mesma forma, mas reconheço que homem não é mulher e mulher não é homem, temos nossas diferenças físicas e até psicológicas. 
E para você, o que o feminismo é e no que ele ajudou ou prejudicou os nossos dias atuais?



Um oferecimento: