Método científico- Como aplicar no cotidiano

Método, tese, teoria e CIA
"Ilusões, ciência, pseudociência, verdade, mentira, evidências, interpretações, religião e discussões." Todos os termos anteriores são referências claras que levam a discussões. Mas, será que existe algo que consiga distinguir unicamente todos os problemas, e solucionar de uma vez por todas, além de desmistificar as malditas teorias de conspiração de uma só vez?
Solucione todos os seus problemas com o método científico.


O que é o método científico?



O método científico consiste na aplicação da lógica à ciência, ou mesmo a outros pontos de investigação. Este método foi iniciado por René Descartes, e empiricamente desenvolvido pelo físico Isaac Newton. O início da criação desta chave tão importante hoje, aconteceu quando Descartes resolveu que para chegar-se a uma solução adequada para um problema, este deveria ser dividido em pequenas partes e deveria ser questionado de forma sistemática.

Após certo tempo, o Círculo de Viena adicionou também a necessidade da verificação e o método indutivo. Após outro período de tempo, também foi adicionada por Karl Popper uma ideia muito importante (para mim a mais importante), a de que após o desenvolvimento de uma tese, o pesquisador deve se preocupar mais em negar sua própria tese do que em confirmá-la, e considerando as várias descobertas, era também descartável a ideia de que algo pode ser comprovado perfeitamente, mas sim, que todas as pesquisas servem de base para demais.

O método científico é desenvolvido de forma sistemática o suficiente para aumentar a complexidade e a exatidão com o passar do tempo.


O método científico.


Esquema do método científico
Por compreender em uma aplicação cíclica, o método científico fecha-se sobre si mesmo diversas vezes, o que resulta no aprimoramento de ideias, indeterminadamente.
A sua utilização no dia-a-dia consiste em testes e falseamentos de ideias pessoais. A principal dedicação do método é manter os resultados parciais ou semi-parciais o mais próximos possíveis do real. Algo em teoria incerto.

distanciar-se do método para desenvolver outra teoria qualquer é como cobrir os olhos para atirar mesmo sem nunca tê-lo feito. É possível conferir o método ao lado, e melhor ainda descobrir como aplicá-lo.



Como utilizar no dia-a-dia.


Já teve alguma dúvida? Desde uma simples até aquela capaz de remover todo o seu sono? O método científico deve se iniciar aí, e é ele que se mostra como a solução para quase todos os nossos problemas. Um exemplo, é a de que diversas explicações podem  ser dadas para o mesmo fato, e estas interpretações quando não testadas são consideradas crendices, por exemplo, quando eu digo que todas as vezes que um mágico tira uma cartola, alguém morre na China. A ideia de fato não faz sentido, mas, para negá-la eu devo buscar evidências que a neguem, é aí que o ciclo do método científico começa a se repetir, ou se inicia (no caso do primeiro resultado ter partido de "lugar nenhum").



Ativar método científico!Outro problema, é a falsificação de evidências ou a distor
ção de tais, por exemplo, quando digo que testes revelaram que todas as vezes que um mágico tira a cartola alguém morre na China. Após uma comprovação (por exemplo, o número de mortos ser maior que o número de cartolas), eu afirmo que não uma, mas duas pessoas morrem quando mágicos tiram a cartola, mas, após a variação do número de mortos, a ligação entre os dois é derrubada, e aí sim, o método científico parte da observação e tentativa de falseamento adequadas. Ou seja, o método científico pode ser usado tanto para derrubar hipóteses inválidas obtidas por outros meios, quanto para evoluir hipóteses que não consideraram outros fatores, algo natural, já que é impossível analisar todo o universo de forma profunda.

Já tem ideia de como é possível resolver questões através do método? O mapa acima pode ser utilizado para esclarecer as dúvidas... outro exemplo, mas explicativo e menos formal fica por conta do Mundo de Beakman.






Agradecimentos e mais informações:

Proeficiência - Pelo curioso exemplo.
WikiHow - Por me mostrar como fazer tudo, inclusive isto.