O que mudou em sua mente com o tempo? Está na hora de se perguntar.

Minha mente mudou muito com o tempoSe existe algo que marca a vida de todos, são as mudanças. O mundo inteiro muda aos seus olhos em um "lento frenesi", e como se não bastasse, a sua mente muda pouco a pouco, o suficiente para a cada ano, deslizar a sua percepção de um ano atrás, de 1ª, para 3ª pessoa. Como se não fosse você. E mesmo que tenha sido, as suas escolhas não representam mais seus pensamentos atuais...

Afinal, o que mudou em sua mente ao longo do tempo?




A mudanças fazem sim, parte do amadurecimento.

Quando algo gera uma mudança em nós, algo com certeza suficientemente grande ocorreu, o que nos leva a deduzir que acontecimentos grandes levam a mudanças grandes. A experiência de vida é o principal ganho durantes estes acontecimentos, e inevitavelmente, as mais que famosas e dolorosas crises existenciais tem um papel estrondosamente útil. O que necessitamos entender, é que a evolução pessoal, seja através de qualquer meio é necessária, e que a vida, com toda certeza vai nos entregar alguns presentes de gregos e nem sempre conseguiremos lidar com eles. Dentre estes, a morte com certeza é o mais destruidor chamativo e doloroso.

O fim muda sim as pessoas.

A morte muda as pessoas.Um arrependimento dos erros em leito de morte, a mudança de atitude diante da morte de uma pessoa querida, isto tudo muda muito as pessoas.

O fim das coisas é algo inevitável, e apesar de tudo, é uma das coisas que mais marca a nossa vida. Apesar de todas as dores, é um dos fatores que com certeza modificam profundamente a nossa essência pessoal.




A mudança guia ao crescimento.

Apesar de doloroso o crescimento pessoal, com certeza nos ensina a sermos ponto a ponto mais responsáveis, mais capazes e mais sábios. E a negação a tudo que possa machucar... esse medo excessivo de que algo dê errado, quando não é racionalizado e cuidadosamente medido, impede o amadurecimento, evita que o crescimento mental seja completado, e destrói qualquer chance de que algo um dia seja grande o suficiente para ser admirado e dar sombra para outros que já cansados procuram um repouso ou uma palavra amiga.
A mudança faz parte do crescimento

Apesar de tudo, saltar indiscriminadamente, como que não teme nada, como quem, não tem medo de nada e não é capaz de medir a destruição que vai causar é algo tão tolo que rebaixa a chance de qualquer crescimento. Atando a vida a valores vazios capazes de torná-la prisioneira de realidades lindas e artificiais, até que em algum momento, são quebradas, e permitem uma exposição ao mundo real. Como se a ideia de perfeição pessoal fosse um sonho que termina e te joga em uma realidade com a qual você não sabe lidar.

E se isto aparentemente só pode ser aplicado aos burgueses, aos governantes, ou a "sociedade" citada nos clichês sociais e tratada como se você não fosse um indivíduo participante da mesma, saiba que não. Pois cada realidade, distinta, guia a uma outra sempre mais complexa. Seja de uma maneira ou de outra. E sempre os seus problemas parecerão menores aos de alguém, embora esta não deva ser sua base.

A sua base, necessita de que seja, portanto, (ao menos em minha opinião) a de que independente dos outros, os seus atos sejam sempre repensados, sem medo de dar passos à frente e nem de voltar atrás, pois se algo já salvou espécies, isto, foi a adaptação, e o ser-humano, neste caso, não pode ser excluído.

E como saber o que mudou em mim?

Pense em você 10 anos atrás, mas imagine bem todos os seus pesnamentos, o seu conhecimentos, os seus erros... o que você não faria? O que você diria e o que deixaria de dizer? O que você não teria perdido, e do que abriria mão? Com certeza isto vai te mostrar claramente o quanto você evoluiu de lá pra cá.

Sinta-se a vontade para dividir suas experiência nos comentários, através do Disqus, Facebook ou G+, depende de onde tiver visto este post, só lembrando que todos sempre são conferidos.

Leitura complementar:



E quando achamos que devemos mudar?

Agradecimentos:

Sernaiotto - Pelas ótimas ideias para este post.