Ateísmo, religião e agnosticismo... (Ser ou não ser?)

Diversas religiões em uma cruz Antes de mais nada, preciso deixar claro que respeito totalmente ateus e crentes, a única coisa cujo não respeito (talvez por incapacidade minha) são mentes alienadas ou pessoas com opiniões imutáveis ou perfeitamente "formadas com certismos".

É possível perceber que já aranhamos este tema várias vezes, sim, quando falamos do mundo atual, suas diferenças e influências, é simplesmente  impossível não tocar mesmo que levemente em religião, fé e ateísmo. Infelizmente, quando falamos em fé, a religião sempre se intromete. Bem, se você também costuma se confundir com esses conceitos, é bom que antes entenda o que eu quero dizer...

Fé e religião

símbolos religiosos em rostos em meditaçãoQuando me refiro a fé, refiro-me a crença da existência de algo superior, não necessariamente religioso. Fé, é o sentimento (se é que pode ser definido assim), de acreditar em algo não comprovado perfeitamente. Ou seja, ateus podem ter fé. Isto, observando do meu ponto de vista, é algo, que muitas vezes certos ateus podem ter mais que religiosos.

Fé, neste caso, é o sentimento ou ocasionamento principal quando tratamos de esperança... acreditar em algo não necessariamente provável. Por exemplo, ao escrever isto, tenho fé que alguém vai ler, entender e talvez mudar um pouco seu ponto de vista, mesmo com os devidos acessos, isto ainda não é provável nem sequer estatisticamente, já que é possível que haja uma queda repentina no nível de acessos ou algo do tipo.

Óbvio que tenho o conhecimento básico para poder me referir as estatísticas desta maneira, sei que tê-las apresentadas e basear-se nelas pouco tem a ver com fé, neste caso, já é ciência de probabilidade... mas o exemplo é válido não?


Já quanto a religião...



Religião é um conjunto de crenças que podem ou não reger suas atitudes. POR exemplo, você tem FÉ de que Deus existe, contudo, sua RELIGIÃO diz se ele é negro, branco, com cabeça de cavalo ou só algo "sem forma".

Religião não tem nenhuma ligação com caráter, moral ou mesmo fé, já que você pode ter fé na sua religião (fé de que ela esteja correta) ou não.

Para definir melhor...



Ateus vs agnósticos

Qual a diferença entre eles? No que um agnóstico acredita? Bem, vamos por partes.

Ateus não acreditam na existência de uma criações onde a fundamentação está em m ser de existência superior ou absoluta. Estes NÃO possuem religião ou mesmo acreditam cegamente nas coisas. São pessoas que necessitam de provas, e antes que pense nos exemplos bíblicos, antes pensemos e se você acreditasse e fosse mentira? É exatamente isso! E neste ponto, preciso concordar com os ateus, não se deve acreditar em algo por acreditar. É como se eu te dissesse que o Sol é triangular e você acreditasse sem ao menos olhar lá fora pra saber. Isso se chama domínio mental.
Judaísmo e cristianismo- símbolos em mãos

Para os agnósticos, a coisa é completamente diferente. E tendo a concordar em mais partes com estes do que com os ateus. Os agnósticos dividem-se em teístas e ateístas. Novamente, vamos por partes..


Agnósticos ateístas



Assim como para os teístas, estes não acreditam que seja possível provar a existência ou não de Deus, isto porquê dentre vários motivos, Deus é algo que sempre estará além... pelas descrições, ele é sempre infinito, perfeito, criador, infinito e superior. Não importa até onde corramos, nunca passaremos da palma da mão.

Estes, simplesmente pela sua vivência e geralmente encontram-se cientes disto, não acreditam em Deus.


Agnósticos teístas



Estes, acreditam que Deus existe pelos mesmos motivos do anterior, mesmo que não seja possível, estes tem a FÉ de que ele exista, estes acreditam que de certa forma Deus existe.
Não há necessariamente religião envolvida aqui.

Para completar este conteúdo, vou recorrer a um vídeo de um canal cujo gosto muito no youtube...
Bem, desculpem-me pelo "cagando" acima, crentes não se ofendam, é uma maneira de expressão e não iria cortar isto no vídeo. Com o fim, (para evitar futuras críticas) ele quis dizer que "A crença pessoal dele não vi mudar o rumo do mundo", óbvio que "linhas de tempo e etc, efeitos borboletas, isso não se encaixa nesta definição e portanto descarte seus devaneios".



Para aumentar os horizontes...


Afinal de contas, você tem certeza quanto a sua religião?



Procurei a morrer por uma definição concreta e confiável de quantas religiões existem no mundo. Questão? Não encontrei nenhuma estatística confiável.

Na melhor e menor das hipóteses existem 10 mil, provavelmente sem as igrejas dos "quebrados", e as devidas repartições, além provavelmente de uma exclusão das infinitamente numerosas seitas.

Provavelmente você tem medo de mudar de religião, dependendo de onde você estiver pode ir para o inferno ou coisa pior, preciso de revelar que várias outras dizem a mesma coisa.

Entendo, você foi criado nesta religião, não vai mudar... várias religiões também pregam o bem e tem filosofias geniais!

Não tenho uma religião específica, só conseguiria estar em uma plenamente se tivesse visto todas, entendido todas, e concordo plenamente com no mínimo uma.

Céu e inferno- representação de humanos comuns e um se elevando ao céu com asas de anjoAcredito que Deus existe, o que não quer dizer que tenha uma religião, tenho fé, como expliquei acima. Catalogar-me cabe a você,dizer que sou isto ou aquilo é simplesmente algo que cabe ao julgamento das outras pessoas.

Se eu me encontrar em algum local definido, provavelmente será calmante mas não necessariamente aceitável. Não sou anarquista, mas não gosto muito de catálogos como são feitos. Você precisa estar em uma tribo urbana e ser isto ou aquilo.

Bem, definindo tudo aqui hoje...



E mudando de assunto... promoção!!



A promoção do Ipad ainda tá valendo, basta clicar no ícone na barrinha aí embaixo, inscreva-se em segundos com o seu facebook e pronto, aguarde o sorteio.

Dê uma força pro blog se inscrevendo e deixando o nosso link como blog preferido.