7 motivos pelos quais você não mudará o mundo.

Mudar o mundo- Mafalda para os amigos: Olha aqui pessoas! Se a gente não mudar o mundo o mundo vai mudar a agente!  Mudar o mundo é algo que a maioria das pessoas aspiram (às vezes doentemente) conseguir.
Independente do que mudar o mundo queira dizer pra você, essa mudança na maioria das vezes jamais será possível. Não, não estou querendo dizer que mudar o mundo seja impossível. Diversas pessoas "fizeram isso", e estas marcaram o mundo inteiro. Mas, nós jovens, temos um sonho "impossível" (mentira!) e por alguns motivos, nem eu e nem você mudaremos o mundo. Se você leu até aqui e acha que estou sendo metido a realista, mentiroso, comprado pelo capitalismo ou qualquer coisa do tipo, termine de ler. Não é isso que eu quis dizer.



Está aqui uma daquelas postagens que fazem com que as pessoas briguem comigo nas redes sociais e que entrem em guerra com ideais. Dizer que alguém aspirante pela mudança não vai mudar o mundo é como dizer a um morto de fome que ele não vai comer. E isso é muito complicado.

Quando eu disse que você não mudaria o mundo, eu disse VOCÊ não mudaria o mundo, e agora quero acrescentar que não é impossível, só é impossível da maneira com que você quer fazer. Vamos a lista:

1- Não mudará o mundo porque não faz nada para isso.


Esse é o mais simples e menos doloroso de se ouvir. Você vive dizendo que seu sonho é mudar o mundo e nunca faz nada. Vive dizendo que vai mudar o mundo mas nunca moveu uma palha ou tem algum plano para mover.

Nós podemos mudar o mundo- texto escrito em dois pés

É claro que você pode dizer "mas eu farei", bem, aí fica a ideia, fará mesmo? Quando tiver estabilidade financeira, quando tiver algo a mais. Ok, está correto, não pode sair com pouca idade por aí esperando mudar o mundo de graça e de vento em poupa. Assim, talvez tenha razão. Mas, para mudar você precisa fazer alguma coisa. Aliás, e as pequenas atitudes, como andam?

Ajudar as pessoas, ser um ombro amigo, largar a falsidade, prender a língua grande, evitar criticar as pessoas, tentar mostrar a verdade, contribuir para o mundo... (ir para os protestos...)


2- Não mudará o mundo porquê não suporta críticas.



As críticas do mundo-Dedos apontando para pessoa encapuzadaO mundo é cheio de certismos raramente cutucados. Se você tentar mover pontos "imovíveis" e não ser criticado com certeza vai tentar dividir uma pedra gelada sem quebrá-la.

Suportar críticas e o melhor, absorvê-las, questioná-las é importantíssimo, inclusive para evitar que você cometa o erro de...

3- Ainda não saber de verdade o que é e como é


Se você não tem plena consciência de quem é, o que é e qual seu papel, como pode querer assumir a responsabilidade de mudar o mundo? Imagina. O mundo tem 7 bilhões de pessoas  (7.000.000.000), imagine a responsabilidade de mostrar a essas 7.000.000.000 pessoas o que você acha que é a verdade (por sua mera opinião) esperar que elas ouçam, apliquem a realidade, sendo você um adolescente  (certo, pode ser adulto) que depois pode mudar de opinião... e aí? Te ouvir de novo? E se mudar de opinião de novo? Complicado hein?

4- Quer mudar o mundo sozinho.



Tive uma conversa com um amigo meu certa vez, e resolvi cutucar neste tema. Ele é obcecado por mudar o mundo e dentre estas coisas (embora pensemos diferentes obviamente não sou a favor do mundo como é) resolvi dizer que ele não mudaria o mundo. Na verdade. Quis dizer que ele não mudaria o mundo só.

Discutimos por algumas horas (via rede social) e depois realizei uma análise na conversa. O resultado? ELE (sozinho) queria mudar o mundo. E mudar o mundo com um espírito simples de Saint Seya não basta. E sabemos que não funciona como nos animes. O mundo é terrível!

Ele simplesmente queria mudar o mundo sozinho (ou inconscientemente o queria) ele ainda não havia entendido que é muito complicado. E talvez eu ainda não tenha o dito que minha dedução foi essa. Enfim, foi:

Exemplificando:

O mundo é transitório - Relógio se desfazendo
" A sociedade equivale a um englobamento dos seres humanos. Os seus costumes e os seus preceitos são equivalentes ao que viria a ser a média de 'certezas', isso quer dizer que mudar o pensamento destas pessoas equivale a mudar várias pessoas e mover em talvez 0,00000000001 a posição mental destas pessoas em relação a quase tudo.
Vale lembrar que mesmo inventado, o número acima não está tão distante da realidade. Cada pessoa tem várias certezas sobre vários assuntos. Esses assuntos são enormes, o método de dedução é enorme, as certezas intocáveis são várias e as pessoas são muitas. E aí?"

Para mudar o mundo é preciso que mais pessoas levem isso ao longe. Suas ideias devem ser levadas. E nessa levança ainda pode ser que outro erro aconteça..

5- O mundo muda mensagens mudam, o tempo muda, os lugares mudam, as brechas estão por toda a parte.



Imaginemos que sua mensagem seja levada a vário lugares por diversas pessoas. Cada pessoa pode ter ouvido uma faísca a mais de sua palavra ou deduzido meia faísca, isso a longo  prazo unido a demais faíscas pode contorcer em parte sua mensagem.

E ainda que isso não aconteça, as culturas são lindamente diferentes. Digamos que sua mensagem seja a de que... tudo bem comer carne de vaca.

Os vegetarianos entrariam em guerra com você (a maioria), os americanos iriam te adorar, os chineses iam te achar só um louco (estamos bem com nossos peixes) e na Índia onde a vaca é sagrada, você seria apedrejado...
As coisas mudam e poucas certezas ficam- A minha mais profunda fé é que podemos mudar o mundo pela verdade e pelo amor (Gandhi)

Imaginemos que tudo bem, você ainda mudou o mundo (na verdade neste exemplo não há mudança mais tosca), sua mensagem chegou... pronto? Não! Você vê uma vaca morta na sua frente, pessoas estão matando vacas nas calçadas, nas casas, em todos os lugares como se fossem lixo. E do nada, CONTROLEM O CONSUMO! Aí surgem os donos da sua verdade. Você mudou, você não concorda, você não é mais o líder.


6- As pessoas não gostam da verdade



Imagine que hoje alguém te diga que sua vida acaba na morte e consiga te provar. Será duro acreditar. Para a maioria das pessoas ouvir a verdade é terrível. A verdade dói, e a verdade para pessoas supérfluas é tão rim quanto a morte. Principalmente porquê neste caso, elas são a própria mentira, a verdade, a bala.


7- Vai desistir de mudar por ter lido esta postagem



É o meu post mais duro, mas, não foi feito ara que desista. Foi feito para que pense sobre o assunto. Os erros acima são os mais gerais. Estes como o visto não podem ser cometidos. E assim, é interessante que sejam corrigidos para que você não seja iludido com coisas que não passam do seu ego!

Olhe bem pra você. Você tem uma capacidade fantástica, mas não pode mudar tudo de uma vez.   Você pode mudar o que tiver certeza (não absoluta, pois tudo pode ser contestado algum dia), pode descobrir a cura da AIDS, ou do mal de Alzheimer, ou pode mudar a mete das pessoas.

Fazer os dois te torna um gênio venerável. Mas fazê-los por orgulho, é como não fazer nada, não vai conseguir. E não vai, porquê não importa o amor que sinta por você, 7.000.000.000 pessoas, pesam mais que 1.
Uma mentira dá meia volta ao mundo antes que a verdade tenha tempo de vestir as calças (Winston Churchill)