Alma 2 . " A polêmica de sua expressão."

    Ontem eu disse que ia mostrar pra vocês o meu texto em complemento ao de uma colega de sala. Lembram?
Pois bem. Aqui está meu texto:

  A alma pode ser expressada e/ou identificada de diversas formas, sua interpretação é variável e pode ser expressa como: Mente, espírito ou a união corpo-mente.
   A alma apresentada como espírito pelas vias religiosas, por influências da cultura grega, é tratada como imortal. As punições presentes no inferno de Dante Aliguieri na obra "A divina comédia" ilustram isso muito bem, por exemplo além dessa ideia de imortalidade a apologia a justiça divina e eterna presente em várias culturas.


Nem só de religião é feita a filosofia:


( Aviso aos céticos: Essa postagem não será destinada somente a esse tipo de alma, mas é importante este entendimento. Acalmem-se)

  Contudo, nem só de religião é feita essa filosofia: Na mesma essa ideia de imortalidade é questionável e portanto não necessariamente descartada ou aceita. Nela a alma é "confundida" com mente e a mente sendo feita de conhecimento¹ abre uma brecha para a morte a lama. Embora ainda com contradições.

  Essas contradições seguem pois ela sendo a mente e a mente sendo "feita" de conhecimento pode ser ou não imortal. Embora qualquer atitude gere um acontecimento há limites até dentro do "efeito borboleta", a alma de uma pessoa pode variar de acordo com seu conhecimento/ sentimento.

   Se a alma for o conhecimento ou a sucessão de acontecimentos que seguem pela sua existência você pode "escolher" o "tamanho" de sua alma, o problema é equilibrar o conhecimento e o sentimento.
   Nenhum dos dois pode dominar absolutamente.

Grandes homens foram os com randes almas. A alama ser imortal ou não é algo que depende da crença e/ou também do medo da morte, algo comum nos vivos.


Explicando e resumindo.


    A alma poderia ser a sua marca no mundo e a série de acontecimentos causados devido ao seu tipo de mentalidade (MENTE) assim o tamanho de sua alma pode ser o tamanho de sua moral ou mesmo o tamanho da cadeia de acontecimentos relativos a sua atitude.

    Esses acontecimentos que partem de você geram ou desviam uma cadeia de aocntecimentos anteriores também causados por atitudes de outras pessoas definidas por seu tipo de mentalidade.     Então cabe a você tachar algum destes processos ou partes como alma.

Pessoal lembrem-se que este blog expressa minha opinião e não a verdade absoluta. Podem me criticar a vontade.




 +Es sobre:
Mente (wikipedia)
Alma  (wikipedia)


¹ A mente não é necessariamente feita de conhecimento. A mente é o que o processa. O encaixe deste termo nesse caso foi simpleismente para facilitar o entendimento. Já que você não pode processar sem saber de nada e se pra aprender é preciso ter alguma base sua mente é feita de conhecimento. (algo para uma outra postagem.)