Você realmente sabe o que é arte? 3 " Os olhos do artista são sua loucura"

 Não fique fora da conversa! Veja as postagens anteriores.
1º E sobre arte
2º E sobre arte



Independente do tipo de arte a que posso ou devo me referir, é discutível se é arte pra você ou pra nossa época.  A arte ás vezes é tão mutável e ás vezes tão vã, que acaba por ser incompreensível a olhos não treinados ou não iludidos. Borrões são arte para quem o pintou, mas pode não ser para seu observador.


Todo gênio já foi criticado

 O gênio de hoje foi o criticado de ontem e será a lenda de amanhã, talvez porquê foi exagerado com o tempo e se tornou maior do que foi antes de sua morte, talvez por que foi realmente reconhecido, ou mesmo por uma descoberta inesperada de um feito anônimo que é atribuído a ele.
 Homens são grandes por muitas coisas e um homem pode ser grande por ter uma visão privilegiada do mundo e só. Isso mesmo! A maneira de expressão, a arte de misturar sonhos e realidade, talvez a loucura de um pintor surrealista trouxe a ele a fama "eterna" de louco e de gênio.
 É impossível dizer de Salvador Dali não era um gênio, mas ter vivido em uma época que só se pintava a realidade praticamente, lhe deu a loucura, loucura que tomou o mundo e tornou suas extravagantes pinturas em obras de arte conhecidas no mundo. Podemos aprender com Dali, a loucura de ser o que se quer.
 dali era sim um louco que sabia sua capacidade mais que ninguém, um louco que se pôs acima do crítico, pra mostrar que merda é poema, que prostíbulos são quadros. Dali colocou ele próprio em pinturas, pôs as mensagens que queria quando queria onde podia.

E quanto as visões do mundo, sempre foram variadas.

 Foi um grande homem pela sua visão privilegiada e maluca do mundo. Não, não estou dizendo que ele prestasse não... digo que ele era um gênio. Um gênio que fez o que prestava e o que não prestava. Pintou e fez poemas que eram palavrões ao vento e sem sentido, Surreais! Mas era arte, não na época em que tudo era exato, mas logo depois na época em que o homem era o que queria.

E por acaso havia lógica nos seus quadros?

 Os quadros de Dali eram quase sem lógica, contorcidos e cheios de luxo e extravagância como seu bigode. Foi complicado lidar com ele, mas ele ganhou o nome de gênio por ser o que é! Pintura é arte quando você sente algo ao vê-la e isso é fato. As pinturas de Dali são arte por que independente de como tenham sido pintadas causam algo. Amor, admiração ou mesmo repugnância, digo que suas pinturas são uma das melhores que já vi. Ele foi um grande homem, por ver as coisas mais ou menos como são. Por ver DIFERENTE.

Outras pessoas viram as coisas diferentes e amanhã trataremos dessa arte da mente ou do espírito. Aguarde.

Postagem completamente ilustrada com pinturas de Salvador Dali.

Veja a próxima e última postagem sobre o tema:
Você realmente sabe o que é arte? 4 " O mistério do artista"




Por hoje é isso!