Música e literatura: O que será que define o bom gosto?

Bebê deitado em meio a discos de bandas de rock famosas
   O que será que define o bom gosto? Isso realmente pode se encaixar em diversas áreas e realmente e foi a maior dificuldade encontrada para todos a quem essa pergunta foi feita. O que é o bom gosto? definir o bom gosto, ou deixar de definí-lo pode ser um erro afinal, o "Respeite o gosto dos outros" ainda responde muito bem as devidas questões.


Porquê os problemas em definir o bom gosto?



    Saber até onde a influência dos pais vai, ou simplesmente até onde vai cada conceito (ou preconceito) embutido na sua mente por meios imperceptíveis. Bom gosto, olhado deste ponto é algo individual. E se tentarmos globalizar? Quem consegue mais fãs canta melhor e "portanto é a melhor opção". Cof..cof. Sabemos que não é bem assim.

As pessoas que procuram a definição de bom gosto por si só, tem gostos individuais, e quem compõe ou deixa de compor também expressa o seu gosto, ou seja. Ainda mantemos o impasse.

   Então será que há uma maneira de globalizar o bom gosto? Torná-lo de uma maneira ou de outra como algo perfeitamente arredondado e sem essa ideia individual? É nesse ponto que os humanos ficaram presos no autoritarismo, ou seja uma DITADURA.

Globalizar o bom gosto? Não é uma boa.


   Então não há uma maneira de englobar o bom senso junto ao bom e mau gosto? Aparentemente não. Na verdade esse é um tema tão escasso e diria eu mesmo tão imbecil que nem mereceria (claro que é um especulação) ser tratado aqui. E na verdade não vai. Como na maioria das vezes, o ponto em que terminamos não é o que começamos.

   Onde eu quero chegar? Por mais doloroso que possa ser, não existe mau gosto ou bom gosto, mau gosto e bom gosto realmente pertencem aos seus devidos donos, e julgar mau e bom gostos da maneira costumeira ( julgar de qualquer maneira) torna 50% de sua atitude, bela ou não, em futilidade.

    A questão é que obviamente onde você sabia que essa história ia acabar e onde acabou é que o julgamento é errado e o bom gosto é individual.


E como analisar pelo menos os ideais das pessoas?

Garoto tapando os ouvidos (11 anos aproximadamente)Nesse caso, se ainda é necessária uma definição, bom gosto é entender o que se passa e pronto, assim ouvir uma música e gostar dela somente pela batida, ou viver a vida POR QUERER só no automático e se prender a rotina POR QUERER pode ser considerado mau gosto.
Então, posso definir mau gosto?

Mau gosto, é não ter gosto e viver sem ter opinião, seguindo aquela história de 2 ou 3 posts atrás chamada a máquina que move o modismo. Não que deva-se parar de gostar de algo por que outras pessoas gostam, mas é errado gostar de algo PORQUE outro alguém gosta, algo equivalente a... idiotice.

Antes de concluir este post que até agora foi consideravelmente previsível, é necessário também deixar claro:

* Conhecimento não justifica necessariamente bom gosto. Pode indicar melhor dedução, ou mesmo necessidade de maior respeito as opiniões de tal pessoa. Felizmente (ou infelizmente) não conseguimos medir conhecimento até hoje, imagine definir outro valor baseado nele.

* Bom gosto, por mais estranho que se possa achar é algo definível, embora tudo individualmente.

* Não é possível aplicar o dito bom gosto a todos, se fizéssemos isso, estaríamos aplicando a ditadura de nossa opinião. algo obviamente inaceitável.


Coletânia de citações sobre bom gosto por:  Rivalcir



"O bom gosto é a capacidade de reagir continuamente contra o exagero."
(Hugo von Hofmannsthal)


"Há momentos em que se tem de escolher entre ser humano e ter bom gosto." (Bertolt Brecht)

"Bom gosto é melhor que mau gosto, mas mau gosto é melhor que gosto nenhum." (Arnold Bennett)

"É o bom gosto, e somente o bom gosto, que possui o poder de esterilizar e é sempre o primeiro obstáculo para qualquer funcionamento criativo."
(Salvador Dali)


"Entre o bom senso e o bom gosto a diferença é de causa para efeito."
(Jean de La Bruyère)


"Há mil pessoas de bom senso para cada uma de bom gosto, e mil pessoas de bom gosto para cada uma de gosto extraordinário." (Denis Diderot)

"As pessoas insignificantes seguem a moda, as presunçosas exageram-na, as de bom gosto concordam com ela." (O. Dufresne)

"Há uma linha tênue entre a censura e o bom gosto e responsabilidade moral." (Steven Spielberg)

"O bom gosto de um escritor se conhece pela importância de suas correções." (Max Jacob)

"O bom gosto arruína certos valores espirituais autênticos: como o próprio gosto." (Coco Chanel)

"Não foi dado a todos ter bom gosto." (Marcial)

"Tato é o bom gosto adaptado ao comportamento." (Nicolas Chamfort)

"O bom gosto é a flor do bom senso." (Achille Poincelot)



Finalmente, o bom gosto, é definido!


Não se esqueça, não importa se é brega, MPB, Rock POP, Reggae, ninguém precisa gostar do que você gosta, então.. respeito e fone de ouvido sempre é bom, pra evitar irritâncias e discussões. 
Também não vamos extrapolar e por "Parangolé" ao lado de "Legião Urbana".


Acho que existem coisas que devem ser medidas pela utilidade ou maior capacidade de chegar a determinado ponto. Como um tema melhor abordado, ou mesmo, uma utilidade maior.

Motivo a tornar algumas expressões realmente mais chulas, ou mesmo imbecis próximas a outras.