Moral. " Tem como explicar o que é?"

Como definir moralidade? O pensamento exagerado no outro ligado a falta de tempo pra si mesmo pode resultar em uma falta de amor próprio? De onde tirei essa postagem?

Estava pensando em como poderíamos julgar ou criar uma base de julgamento mínima para a moralidade, sem ser baseada somente na ideia de ser ou não prejudicial a um ou a outro. Ou seja como criar uma base fixa que não seja sustentada somente no machucar pra crescer ou ao canalhismo.




E a imoralidade?

Se você pensar muito bem o egoísmo seria a única forma de imoralidade ( em relação a se por acima de tudo ou sobre alguém ), o que estou falando pode parecer óbvio mas não é tanto quanto se pensa. Se você por alguém acima de você você acaba por cometer o erro da falta de amor próprio? E pô-los de igual pra igual, existindo milhões de pessoas no mundo não seria o mesmo? Se doar para o outro é certo ou errado?



Realmente dá pra perceber que não sou fã de respostas. A questão é que a moralidade é definida  desde a antiguidade como sendo um código de leis pré-definidos por religião, conceitos ou costumes aparentemente sem explicação.
Mas, independente do que for a imoralidade, será que ela deveria precisar ser imposta por leis?  será que não caberia simplesmente a cada indivíduo o ato de ter o bom senso de não prejudicar o outro evitar mentiras e os demais erros da sociedade? Se cada um tentasse diminuir a dor do outro e fazer a coisa certa não haveria necessidade de leis ou punições já que um erro poderia muito bem ser justificado como um deslise, normal de um ser imperfeito. 
Crimes onde não existe intenção de matar e que realmente ocorreram por fatalidade não deveriam necessariamente serem punidos, mas antes avaliados como sendo possíveis coincidências já que as vezes a culpa pode ser mais do atingido do que do acusado.

E a variação dela pelas culturas?


Quando falamos de moralidade cabe muito a nós  a ideia de variação, sendo portanto a ideia de mudança e diversidade cultural mais aplicável as suas definições do que a palavra de um especialista de sua própria cultura. Moralidade é algo mais a se seguir do que a se explicar, e é mais para se usar do que se definir. Sendo assim a não ser que eu analise cultura por cultura não se pode defini-la mundial e unicamente.


Vegetarianismo e outros movimentos do tipo se encaixam aí, uma definição de moralidade mais acurada, e em minha opinião mais correta do que se pode entender por moral. 
Afinal já se perguntou?