A grécia e seu churrasco.

   Gorduroso,  causador de náuseas em algumas pessoas, causador de água na boca para outros o churrasco grego é hoje muito difundido.  Mas será que esse tal churrasco grego tem alguma coisa a ver com a Grécia de heróis?
    Antes vou exlicar como cheguei nessa ideia de Grécia. A história é meio longa e complicada então preste muita atenção:
  
   Eu entrei no meu facebook e depois de ter perdido uma postagem por motivos peculiares de mais para serem citados aqui, pedi para um amigo que ele disesse uma palavra ele disse grécia, não me pergunte porque, mas por isso resolvi fazer uma postagem sobre: A GRÈCIA!



    Pois bem de volta ao assunto, será mesmo que o churrasco grego que agente come hoje ou os deuses gregos são visto hoje da mesma maneira que antes? Afinal quando se mistura grécia e religião tudo se torna equivalente a Zeus, Afrodite etc... mas qual é a religião predominante na grécia atualmente? As 3 primeiras palavras você deve saber.
     A Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Grega. Isso mesmo! Zeus realmente perdeu o trono de vez.
    Quanto ao churrasco grego, não se sabe nem se realmente é grego, como a grécia ficou dominada muito tempo pelos turcos otomanos até hoje não se sabe de cultura ele veio, hoje ele está presente em quase todas. Há quem discorde que ele venha da Grécia.
     
Sua versão brasileira é feita da seguinte maneira:

     É composta por vários bifes de capa de filé (corte cheio de gordura e vizinho do contrafilé) temperados, prensados e colocados no espeto giratório. O “churrasqueiro” corta pedaços da beirada e os coloca em pão francês. Em muitos estabelecimentos, um sanduíche de churrasco grego dá direito a um copo de suco grátis. Nas versões gregas (a original), turca e árabe, o sanduíche normalmente é feito com pão sírio e os complementos variam, incluindo até iogurte.
    Apesar de ser popular, o churrasco grego (o brasileiro) virou uma espécie de ícone. É usado como metáfora de coisas populares de baixo padrão de preparo, mas que podem satisfazer as necessidades básicas. Tamanha disseminação até fez do churrasco grego nome de site de cultura pop.
Confira uma lista de receitas de churrasco.
    Posso dizer que a cultura da Grécia hoje está na mente de todos, seus Deuses e semi-deuses sempre estam aparecendo como heróis e vilões, por quê? Porque a cultura da grécia antiga e sua religião sempre foi dominada de mitos tão grandes e convincentes que criaram um verdadeiro reino de Zeus. Todos ( na época claro ), usavam a desculpa do CASTIGO DO DEUS SUPREMO para justificar, mortes, enchentes, secas, doenças, raios, feiura, etc
     O medo de um deus tão poderoso causou milhares de mortes como sacifícios, em nome de Zeus e dos outros deuses. então esse é o ponto em que você se pergunta. Se essa era a maior religião da época, o que mudou? 
    Pois bem, depois do absurdo de um único homem ter levado milhares a te seguir com a sua palavra, e arrastar multidões pregando uma nova religião em que um Deus amava a todos e que haviam perdões, Zeus foi tirado do trono. No seu lugar foi posto o cristianismo que impera até hoje. E até hoje nenhum deus da grécia acabou com  mundo. Ainda bem né?!


Vamos ver agora algumas curiosidades sobre a Grécia antiga: ( informações fornecidas pelo site 
pt.shvoong.com)
    
    1.   A Grécia Antiga nasceu na região sul da Península Balcânica e também dominou outras regiões vizinhas como a Península Itálica, a Ásia Menor e algumas ilhas do Mar Egeu.
2.   Era formada por Estados separados, cada um centrado em torno de uma cidade. As duas maiores cidades foram Atenas e Esparta.
3.   Os pobres moravam em casas simples. Os ricos tinham casas enormes, com os aposentos em volta de um pátio. Havia cozinha, banheiro com encanamento e quartos separados para os homens, as mulheres e os escravos.
4.   O principal objetivo da educação grega era preparar o menino para ser um bom cidadão. Os gregos antigos não contavam com uma educação técnica para preparar os estudantes para uma profissão.
5.   As meninas não recebiam qualquer educação formal, mas aprendiam os ofícios domésticos e os trabalhos manuais com as mães.
6.   As oliveiras eram consideradas sagradas pelos gregos antigos, quem cortasse uma delas poderia ser condenado a morte.
7.   Os gregos cozinhavam com o azeite, usavam-no nas lamparinas e até tomavam banho nele.
8.   A idéia de um festival esportivo nos moldes das Olimpíadas surgiu na Era Antiga, aproximadamente 2500 a.C., quando os gregos realizavam festivais em honra a Zeus.
9.   A última Olimpíada da Era Antiga foi disputada em 393 d.C., quando o imperador Teodósio I proibiu a adoração aos deuses e cancelou os Jogos.

10. A circuncisão era considerada grotesca e vergonhosa pelos gregos antigos.
11. Os primeiros prostíbulos “oficiais” foram instituídos em Atenas por Sólon, que usou os tributos recolhidos para construir um templo para Afrodite Pandemia, deusa que velava pela prostituição. A idéia era deixar o sexo à disposição dos jovens para preservar as mulheres respeitáveis do adultério.
12. Na cidade de Corinto, havia a prostituição sagrada. As servas sagradas pertenciam a templos dedicados à deusa do amor por toda a vida. Sua função era fazer sexo com quem pagasse e o dinheiro ficava para o templo.
13. Existiam também as hetairas que eram prostitutas de luxo; belas, educadas, tocavam instrumentos musicais e dançavam. Exatamente o contrário das esposas, filhas e irmãs de cidadãos livres que eram pouco instruídas.
14. Era crime alguém incitar uma mulher ateniense à prostituição, bem como vender filhas ou irmãs que fossem cidadãs atenienses.
15. A moeda usada na Grécia Antiga era o Talento.


  O preço médio de um churrasco grego é R$: 1,00 com uma dose mortal de gordura grátis ( recomenda-se 3 doses diárias para um infarto rápido e mortal )  resultados a longo prazo.






Vai um aí?